segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Feeling ou sorte?

 Feelling – expressão usada como pressentimento, sentir que algo possa ocorrer, não premeditar, mas sentir a situação. Sorte são consequência da necessidade do ser humano categorizar, isolar e nomear um conjunto de sentimentos e sensações, idéias, para que possa ser apreendido, trabalhado e utilizado simbolicamente.   Pode-se dizer que o fotografo Olivier Morin da AFP (Agence France Presse) tem os dois.

Apelidado de "raio", o velocista Usain Bolt acabou sendo registrado durante a vitória nos 100 metros rasos no Mundial de Moscou com um raio ao fundo. Bolt é quase “sempre” imbatível e ao analisar o melhor ângulo posicionou sua cÂmera de modo que registrasse a situação meteorológica no momento da prova. Chovia e tinha muitos raios.

“Meia hora antes da corrida todos os fotógrafos viram o início de uma tempestade e muitos raios. Todos nós tentávamos captar fotos com os relâmpagos na corrida do 10 mil metros que foi antes (dos 100 metros livre). Mas para conseguir combinar o relâmpago e os corredores, é muito difícil com esses dois parâmetros ao mesmo tempo”, disse.

Sem saber que tinha feito uma imagem histórica, foi para atrás da pista. “Estava editando... e vendo as câmeras remoto neste laptop. Olhei todas as câmeras remoto e esta foi a última. A quinta. Não percebi que era tudo isso de primeira, já que vi em pequenas imagens. Apenas vi Bolt no frame, porque a imagem era em um tamanho muito pequeno. Eu pensei: ‘Ok, Bolt está lá e parece boa’. Então, abri a imagem e disse ‘Ooooh!’. Tem um relâmpago ali”, detalhou.

Morin, que já trabalhou para a AFP por 24 anos, tem recebido muitos elogios por sua foto que ele afirma foi uma questão de sorte.

Ele disse: "É um quadro difícil de falar, porque este é de 99 por cento de sorte (sorte). Para exemplo de um raio. Eu não poderia ter planejado antecipadamente este.

"A única coisa que eu sou responsável pelo o enquadramento e o momento de pressionar o botão (para a câmera remota). O resto está fora do meu controle. O Deus do tempo estava comigo na noite passada.


 


Algumas imagens de esporte que foram eternizadas. 


 John Rooney de AP tirou esta fotografia de Muhammad Ali em pé sobre Sonny Liston após um nocaute no primeiro round maio 1965.
 Tony Duffy captura longa americano Bob Beamon ponte voando pelo ar para um recorde mundial de 8.90m nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México.

"Mão de Deus" de Diego Maradona objetivo passado Inglaterra goleiro Peter Shilton na Copa do Mundo de 1986 no México

Clive Brunskill da Getty Images fotografias Andy Murray levantar troféu individual masculino de Wimbledon em julho de 2013, enquanto centenas de fãs segurar seus celulares com câmera.

Steven Gerrard segurando o troféu da Liga dos Campeões no ar após notável retorno de Liverpool 3-0 para baixo contra o AC Milan em 2005.

Roger Bannister cruza a linha de chegada para executar a primeira milha sub-quatro minutos em 06 de maio de 1954.

Ben Johnson poderes à frente do resto em seu caminho para um recorde mundial de 100m de 9,79 segundos nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Johnson mais tarde foi despojado de sua medalha de ouro depois de testar positivo para drogas.

O cansaço e alívio no rosto de Steve Redgrave é evidente depois de vencer sua quinta medalha de ouro olímpica nos Fours sem timoneiro nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, com Matthew Pinsent (à esquerda), Tim Foster (segundo à esquerda) e James Cracknell (à direita)

 Fãs Escócia rasgar para baixo a meta, em Wembley, após sua equipe vencer a Inglaterra por 2-1, em 1977.

 Chris Cole de Allsport tomei este tiro de sumô Konishiki 'The Dumptruck'' do Havaí olhando para o seu adversário durante o primeiro Sumo Bashai realizada fora do Japão, o Albert Hall, em Londres, Inglaterra, em Novembro de 1991.

Melissa Johnson passa por Richard Krajicek e Mal de Washington à frente de singles final masculina em Wimbledon 1996.

Mike Hewitt da Getty Images tirou esta fotografia de Roger Federer e Andre Agassi participar de uma sessão de treinos audacioso no heliporto do hotel Burj Al Arab em Dubai em fevereiro de 2005.


Uma das imagens mais dramáticas sempre de Formula. Um como o holandês Jos Verstappen escapa com apenas pequenas queimaduras no nariz depois de combustível vazou para o carro e definir a coisa toda em chamas durante um pit stop no 1994 Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim.

 Michael Regan da Getty Images tirei essa foto do Estádio Olímpico como fogos de artifício são compensados ??durante a Cerimônia de Abertura em Londres 2012.

enquanto a da Argentina Diego Maradona assume a Bélgica defesa durante a Copa do Mundo de 1982 na Espanha.

Capitão da seleção inglesa Bobby Moore é realizada ombro alto por seus companheiros de equipe depois de liderar o lado a glória da Copa do Mundo, em 1966, com uma vitória por 4-2 contra a Alemanha Ocidental.

Andrew Milligan da PA captura o horror no rosto de Chris Iwelumo como a Escócia atacante perde um gol aberto contra a Noruega, em Hampden Park, Glasgow, em 2008.

Nenhum comentário: