sábado, 1 de outubro de 2011

Bolsa Família

Em Maringá, 328 famílias deixaram de receber o Bolsa Família em agosto. Atualmente, 5442 famílias recebem o benefício repassado do governo federal e no mesmo período do ano passado, o cadastro registrava 478 famílias a mais. O número de beneficiados oscila mensalmente, por diferentes motivos.

A família da cabeleireira Rita de Cássia da Silva Goulart, 37 anos, recebeu o benefício por 5 anos, mas hoje não precisa mais da renda complementar. “Fiz um curso de cabeleireira e atendo na minha casa e também nas casas das clientes”, conta. Ela também tem uma filha que participou do programa Adolescente Aprendiz em instituição de ensino e depois foi contratada para trabalhar como professora de informática. “A renda da minha filha também ajuda nas despesas de casa”, diz.

Diferente da cabeleireira Rita de Cássia, a diarista Dagma Denize Walauer, 33, que tem três filhos, ainda recebe o benefício do Bolsa Família. Ela morava em Goiânia (MT) e veio para Maringá depois que se separou para morar com uma irmã. “Logo que eu cheguei as crianças não estavam matriculadas na creche e eu não tinha como trabalhar. Minha única renda era uma pensão de R$ 250, da minha filha mais nova”, conta.

A diarista recebe o benefício há 4 anos e hoje as crianças estão matriculadas na creche e na escola. Recentemente, Dagma foi aprovada em um concurso da prefeitura e espera não precisar mais do benefício assim que começar a trabalhar. Ela cuida de dois canteiros de uma horta comunitária e além de colher verduras para a família, também vende. “Sempre estou fazendo alguma coisa. Procuro fazer de tudo um pouco.”



Nenhum comentário: